A relação entre um síndico e o seu condomínio é como um relacionamento duradouro, que exige organização, respeito e dedicação. Neste texto, discorremos sobre os principais aspectos dessa interação e apresentamos como a portaria remota pode ser uma fortalecedora de laços para a administração
Como vocês sabem, 12 de junho é dia dos namorados. Em celebração as boas relações, por que não conversarmos sobre o amor entre síndicos e seus edifícios?
Nesta matéria, vamos abordar alguns pontos interessantes para você, gestor de condomínio, fortalecer os laços com a profissão, agregando no bem-estar dos moradores, da segurança e da boa administração. Você não pode perder!
É de senso comum que, em uma relação, a necessidade de se haver limites e esclarecimentos do que pode e o que não pode fazer é muito válida. O respeito começa a partir daí.
Em um condomínio não poderia ser diferente. Assim, antes de tudo, vamos discorrer sobre alguns aspectos que é muito interessante se atentar em uma relação entre síndico e condomínio.
Aspectos gerais
Na relação entre síndico e condomínio, certamente, organização é um dos principais pontos a se considerar. Seja para pensar em estratégias que tragam melhorias ao fluxo de caixa, pensar no fundo de reserva ou desenvolver a previsão orçamentária.
Se você não sabe o que é previsão orçamentária, explicamos:
A previsão orçamentária é uma relação de gastos do condomínio, Tendo que ser apresentada pelo síndico e conselho fiscal à assembleia geral ao menos uma vez por ano, basicamente. Ou seja, mesmo na relação entre síndicos e condomínios, é preciso prestar contas e dar algumas satisfações.
Planejamentos
Com a finalidade de se desenvolver benfeitorias bacanas, na união entre um síndico e seu condomínio, os planejamentos são muito importantes.
Assim como em qualquer relacionamento, o planejamento representa prosperidade ao futuro.
Nesse sentido, se em relacionamentos entre pessoas não é possível prever uma despesa extra, um carro quebrado ou a perda de um emprego, entre síndicos e condomínios podem surgir gastos com problemas de encanamentos, vazamentos, entupimento da rede de esgoto, consertos de bombas, de portões e muito mais.
Logo, estabelecer um fundo de reserva é muito importante. Em suma, o fundo de reserva é um armazenamento de dinheiro que permite com que o administrador de condomínio realize investimentos futuros. A principal função deste estoque de dinheiro é auxiliar nas obras, manutenções e pagamentos de despesas emergenciais.
Dessa maneira, a cobrança e a utilização dos valores devem ser realizados de acordo com o que consta na legislação do edifício, que você pode conferir com mais detalhes acessando esta publicação da Minha Portaria.
Segurança com portaria remota
Sabe aquele ditado, “quem ama cuida”? Pois é, ele também é muito válido para a relação entre síndicos e condomínios e, com a portaria remota, é possível aumentar ainda mais essa proteção.
Se você não sabe o que é portaria remota, vamos te inteirar no assunto!
Portaria remota ou virtual se refere a uma liberação de portões ágil, sem o porteiro tradicional. Com essa tecnologia, os porteiros ficam alocados numa central de monitoramento realizando a vigilância e liberando os portões a todos os pedestres que recebem permissão do exterior para o interior do condomínio.
Essa tecnologia tem inúmeras vantagens, tais como: atendimento 24h para assuntos que envolvem manutenção de portões e tecnologias, aumento de segurança, terceirização de serviço, redução de custos e muito mais.
O crescimento da portaria remota
De fato, a segurança eletrônica vem se desenvolvendo mais e mais no território nacional e síndicos que optam pela utilização dessa tecnologia certamente podem ser considerados síndicos antenados, que acompanham as novas tecnologias disponíveis no mercado.
Ao lado, observamos o depoimento da síndica Valéria Vedolim, que realizou a implementação da portaria remota em seu condomínio e estreitou ainda mais a relação entre síndica e moradores.
Discutindo relação: Implementação de portaria remota
Dando continuidade ao tema, nós podemos comparar aqueles momentos de discussões de relacionamentos (DRs) com as famosas assembleias. Por analogia, é completamente cabível compararmos as duas questões, visto que é durante essas reuniões de condomínios onde muitos aspectos são contornados e debatidos, a fim de trazer resultados harmônicos para todos.
Dessa maneira, é muito significativo salientarmos que essas reuniões de condomínios são ideais para a discussão do assunto que acabamos de comentar: a instalação de portaria remota.
Nessas reuniões, em primeiro lugar, é muito relevante a apresentação de números e dados.
Por exemplo, você sabia que o número de empreendimentos que aderem à portaria remota vem crescendo mais e mais? Pesquisas apontam um aumento de 30% da tecnologia de portaria remota em condomínios para 2020.
Marcus Vinícius Dalarmelino, 55, síndico do condomínio Urupema, em São Paulo, “paquerou” a tecnologia por um tempo até, de fato, realizar a implementação.
Só para exemplificar, segundo o síndico, ele primeiro iniciou pesquisas sobre o tema de portaria remota e, quando se familiarizou um pouco mais com o assunto, resolveu chamar uma assembleia para colher opiniões dos moradores.
O condomínio de Marcus é de relativamente pequeno porte, com 24 unidades. Sendo assim, com muitos moradores interessados na tecnologia, ele resolveu convidar empresas de portaria remota para visitarem seu edifício e apresentarem propostas.
Realizando votações de eliminações, ao todo foram 9 empresas comunicadas e convidadas, sobrando apenas uma como vencedora: a Minha Portaria.
Desta forma, todo o processo percorrido por Marcus, até optar pela tecnologia de portaria remota da Minha Portaria, contou com a ajuda dos demais moradores, e serviu para melhorar ainda mais a relação entre síndico e condomínio.
Se você quer saber mais sobre a história de Marcus Vinícius, acesse esta matéria.
MinhaPortaria.Com: empresa especializada em portaria remota
A Minha Portaria é uma empresa de portaria remota de credibilidade, que surgiu como um braço autônomo de negócio da FocusMind, no mercado desde 2006.
Com mais de 58 parceiros em diversos campos, a empresa está presente em mais de 13 estados brasileiros e possui mais de 200 colaboradores no processo como um todo.
Sem dúvida, a portaria remota entra em cena para fortalecer relações entre síndicos e condomínios, trazendo benefícios a todos os condôminos.
Para saber mais sobre o tema, nós sugerimos que visitem o nosso Canal no Youtube com programas diários que envolvem o tema. Um bom dia dos namorados a todos e até a próxima publicação!
Quer saber mais como melhorar a relação entre síndico e moradores do seu condomínio, a fim de fazer uma boa gestão? Então baixe agora o nosso e-book gratuito MANUAL DO SÍNDICO INICIANTE, preenchendo o formulário abaixo.