Muitas vezes, obter melhorias para o futuro significa se desprender de métodos tradicionais. Confira aqui algumas dicas para levar modernização ao seu condomínio
Quando o assunto é melhorias e modernização dos condomínios, precisamos concordar que condomínios atualizados contribuem, sim, para o fluxo de caixa, fidelizando os já residentes e atraindo novos potenciais moradores.
No entanto, o real desafio está em encontrar um balanço entre projetos de modernização de condomínios que tragam resultados e bons custos.
Defina seus planos e melhorias
Por certo, é natural que, com o passar do tempo, os condomínios necessitem de melhorias.
Nesse sentido, adaptações, inclusões mudanças e revitalizações devem fazer parte da rotina dos condôminos e precisam ser discutidos e pontuados nas assembleias.
É importante entender tais temas como investimentos para a modernização dos condomínios, com o intuito de valorizar o edifício e prospectar cada vez mais novos clientes.
Pensando nisso, compilamos abaixo algumas dicas para você.
Modernizar espaços coletivos
De fato, as pessoas buscam conforto e comodidade.
Visto que as áreas comuns se estabelecem como ótimos ambientes para socializações e reuniões, melhorias para aprimorar e modernizar estes espaços podem ser ótimas alternativas, principalmente para prédios mais antigos, sendo este um importante fator no momento de aquisição de um imóvel.
Terceirização em condomínios
Atualmente, muitos síndicos optam por empresas terceirizadas de mão de obra. A principal vantagem de tal ação é se abster da gestão de uma parte da administração condominial, delegando essa função para uma empresa determinada.
Por consequência, essas empresas tornam-se responsáveis pelos serviços conservação, limpeza, vigilância e outras atividades. Elas desenvolvem a escala de trabalho do edifício, treinam equipe e repõem funcionários que venham a faltar.
Desta forma, serviços terceirizados de alta qualidade contribuem para a modernização dos condomínios.
Modernize criando um site
A criação de um site para o edifício pode contribuir na confiança dos moradores e pode te ajudar na organização de todas as informações a respeito da gestão e da vida financeira.
É, também, uma ótima ferramenta para mostrar transparência.
Com a presença digital, o síndico pode, inclusive, deixar à disposição dos condôminos documentos que seriam apresentados na prestação de contas/assembleias.
Tecnologias para modernizar a segurança
Diante dos altos índices de criminalidade e assaltos a residências, as empresas e condomínios no Brasil têm mantido o setor de tecnologia de segurança e monitoramento aquecido.
As inovações tecnológicas surgem para automatizar serviços, agilizar atividades e nos trazer muito mais conforto.
Algumas dessas tecnologias que trazem modernização aos condomínios são o sistema de alarme, as câmeras de segurança e os identificadores de voz, e, claro, o acesso eletrônico.
Alarme de segurança
Cada vez mais preciso e cheio de possibilidades, o alarme de segurança moderno atua com precisão na hora de identificar possíveis invasores ou qualquer outra pessoa que tente entrar em ambientes privados.
Colocando-o lado a lado com as câmeras de segurança e os identificadores de voz do porteiro eletrônico, você estará, além de protegido, se prevenindo.
Para entender a importância de um sistema de segurança de qualidade em seu condomínio, baixe agora nosso e-book gratuito 5 PIORES ERROS DE SEGURANÇA NOS CONDOMÍNIOS, preenchendo o formulário abaixo.
Prioritariamente, o fundo de reserva busca atender às despesas extraordinárias do condomínio.
A Lei nº 8.245/91, conhecida como Lei do Inquilinato, determina que as despesas extraordinárias são:
a) obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel;
b) pintura das fachadas, empenas, poços de aeração e iluminação, bem como das esquadrias externas;
c) obras destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício;
d) indenizações trabalhistas e previdenciárias pela dispensa de empregados, ocorridas em data anterior ao início da locação;
e) instalação de equipamento de segurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, de esporte e de lazer;
f) despesas de decoração e paisagismo nas partes de uso comum;
g) constituição de fundo de reserva.
Desta forma, as despesas extraordinárias são direcionadas à estrutura física do prédio, à indenizações trabalhistas, manutenções ou valorizações no imóvel – e, claro, ao próprio fundo em si.
Acesso eletrônico
Com o acesso eletrônico através de portaria remota, a modernização dos condomínios é levada a outro patamar.
Com essa tecnologia, o porteiro físico é substituído pelo monitor de portaria e fica alocado em um ambiente seguro e protegido na central de monitoramento, eliminando possibilidades de rendição ou coação.
O controle da entrada e saída dos moradores e funcionários é feito pelo sistema de controle de acesso, sem a intervenção humana, reduzindo os erros e garantindo que quem entra nas dependências do condomínio foi verificado.
Se você tem interesse em aprender mais sobre a tecnologia, o diretor de operações da Minha Portaria, Walter Uvo, explica mais sobre portaria remota no vídeo publicado no canal do youtube da empresa. Confira ao lado!
Entrada de visitantes
Todo atendimento dos visitantes ou prestadores de serviço feito pelo porteiro localmente passa a ser executado por um atendente remoto especializado na central de operação 24 horas, garantindo tranquilidade e profissionalismo na interação com pessoas estranhas ao condomínio. Em outras palavras, é a tecnologia se aliando à segurança.
Garantir bem-estar e avaliar as novidades do mercado é papel do síndico. Para saber mais sobre o aumento de segurança com esse tipo de tecnologia, clique aqui.
Desta forma, podemos concluir que a modernização dos condomínios é necessária.
Tais ações contribuem para o fluxo de caixa, prospectam novos clientes e oferecem bem-estar a todos os residentes e funcionários dos edifícios. Ande sempre atualizado!
Se você quer saber como modernizar seu condomínio com a tecnologia da portaria remota, mande um whats para nós! É só clicar no ícone do aplicativo no canto direito da página.