Confira todas as informações sobre o IPO da Intelbras e seu impacto no mercado de segurança eletrônica
No dia 27 de novembro de 2020, sexta feira, a Intelbras protocolou um pedido de IPO (oferta pública inicial de ações) junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Atualmente, a Intelbras é a maior fabricante brasileira de equipamentos de segurança eletrônica, e também realiza exportações para diversos países.
Em seu prospecto preliminar, a empresa afirma que está presente em 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no Brasil.
Esses dados servem para demonstrar a relevância da Intelbras no mercado de segurança eletrônica nacional. E, agora, com o seu protocolo de IPO na CMV, isso certamente impactará ainda mais, e de forma relevante, esse ramo de serviços e produtos.
Diante disso, nós compilamos, neste artigo, as principais informações sobre a Intelbras, sua atuação e desempenho financeiro nos últimos meses, bem como a forma como o seu IPO impactará a segurança eletrônica.
História da Intelbras
A Intelbras foi fundada em 1976, em Santa Catarina, por Diomício Freitas. Suas atividades inicias eram voltadas para a fabricação de centrais e aparelhos eletrônicos.
A missão da empresa é colaborar “para um futuro melhor com soluções inovadoras e tecnologias que transformam a forma como as pessoas se comunicam, se conectam e se protegem, criando valor e oportunidades para nossos clientes, colaboradores e parceiros”.
Seus valores são pautados na simplicidade, segurança no negócio, qualidade, produtividade, empresa feliz, gestão participativa, ética, respeito pelo ser humano e transparência.
Além disso, a Intelbras conta com políticas de qualidade, de meio ambiente, de filosofias e com um código de ética, os quais podem ser conferidos no próprio site da empresa.
Atualmente, a Intelbras evoluiu sua atuação, e produz e comercializa produtos e soluções em segurança eletrônica e controles de acesso (utilizados na portaria remota), redes, comunicação, energia e energia solar.
Ela está presente na maioria dos municípios brasileiros com potencial de consumo eletrônico e conta com uma rede de distribuição com 370 integrantes e quase 80 mil revendedores.
A empresa afirma que o relacionamento com seus distribuidores é um grande diferencial nos seus 40 anos de atuação, pois conta com um Programa de Incentivo que contribui para fidelizar esse relacionamento e, consequentemente, dificultar a entrada de concorrentes no mercado.
Direção e prêmios da empresa
O Sr. Altair Silvestri é o Diretor Presidente da Intelbras, e possui mais de 40 anos de experiência na empresa. Passou por áreas como Custos, Diretoria Industrial e Pesquisa e Desenvolvimento.
Por sua vez, o Sr. Rafael Boeing é o Diretor Financeiro da Intelbras, com mais de 25 anos na empresa, tendo se especializado na área de contabilidade.
A Intelbras já recebeu diversas premiações por conta de sua atuação e da forma como trabalha. Exemplos disso são o selo de Great Place to Work, o NPS (Net Promoter Score) de 60,4 em 2020 e o Brand Awareness de 97% dos consumidores em 2019.
Presença da empresa no Brasil
De acordo com informações fornecidas pela própria empresa, a Intelbras possui 4 unidades, sendo elas:
- Matriz, localizada na cidade de São José/SC;
- Filial em São José/SC;
- Filial em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais;
- Filial em Manaus, no Amazonas.
Cenário econômico-financeiro atual da Intelbras
Conforme fornecido pela Intelbras em seu prospecto preliminar protocolado na CMV, nos 9 primeiros meses de 2020, a empresa teve uma receita operacional líquida de 1,46 bilhões de reais.
Esse valor representa um aumento de 20,2% quando comparado ao mesmo período de 2019.
Dentro desse mesmo período analisado, o lucro líquido da Intelbras foi de 121,2 milhões de reais, valor este que demonstra uma alta de 2,6% em relação a 2019.
Analisando as divisões da receita da empresa, o setor de segurança eletrônica da Intelbras representa 53% da receita total, acumulando 777 milhões de reais no ano, até então.
Já a área de comunicação representa 37% da receita, ao passo que o setor de energia se responsabilizou por 9,7% do faturamento da empresa.
Como é possível perceber, o mercado de segurança eletrônica está em crescimento, e a Intelbras está se destacando economicamente, cada vez mais.
Se você quiser saber mais sobre esse mercado, não deixe de conferir o site da Minha Portaria e ficar por dentro de todas as novidades:
Vantagens competitivas da Intelbras
Um dos fatores para você ficar de olho no IPO da Intelbras é a forma como ela se diferencia no mercado.
Conforme mencionado em seu próprio prospecto preliminar, a empresa ressalta algumas de suas vantagens competitivas, tais como:
- Rede de distribuição ampla e desenvolvida, com acesso a uma sólida plataforma de vendas;
- Programa de Canais Intelbras, de apoio e fidelização dos distribuidores e revendedores;
- Programa Distribuidor Mais Verde;
- Ampla rede de assistência técnica;
- Posição de liderança no mercado;
- Amplo Brand Awareness;
- Indicadores operacionais e financeiros consistentes e resilientes, combinados com sólida experiência em aquisições;
- Estrutura de Governança Corporativa Profissionalizada;
- Entre outros.
Com todos esses diferenciais – e muitos outros –, a Intelbras facilmente se destaca no mercado de segurança eletrônica e, certamente, terá um papel de destaque na bolsa de valores ao ingressar com o seu IPO.
IPO da Intelbras: como será feito e o que a empresa pretende?
Com o protocolo do IPO da Intelbras na CMV, a empresa pretende realizar a oferta pública de ações de forma primária e secundará, sendo que:
- A oferta primária é quando os recursos vão para o caixa da empresa;
- A oferta secundária é quando os acionistas atuais vendem parte das suas fatias de ações.
Além disso, os recursos provenientes do IPO da Intelbras serão utilizados para acelerar o acrescimento da empresa através de aquisições e expansões da capacidade de produção das fábricas em Manaus e Minas Gerais, bem como em sua filial em Santa Catarina, cujo foco é voltado para produtos de energia.
Mais especificamente, os recursos da oferta primária serão utilizados para:
- Crescimento inorgânico;
- Fortalecimento de caixa;
- Expansão da capacidade produtiva;
- Expansão do serviço de locação de produtos;
- Expansão dos canais internos verticais e de varejo.
Por fim, destacamos que o IPO da Intelbras é coordenado pelo BTG Pactual, Santander Brasil, Itaú BBI e Citigroup.
Impactos do IPO da Intelbras no mercado de segurança eletrônica
O IPO da Intelbras na Bolsa de Valores Brasileira é realmente um marco no mundo da segurança eletrônica, e se torna um divisor de águas para todas as empresas do ramo.
Diante da pretensão da Intelbras em expandir os seus negócios, sua capacidade produtiva e seus serviços, a empresa se coloca em uma posição privilegiada no mercado da segurança eletrônica, destacando-se frente aos concorrentes.
Por ser a maior empresa deste ramo no Brasil, seu IPO na Bolsa de Valores certamente contribuirá ainda mais para sua visibilidade e para o seu Brand Awareness.
E, claro, essa visibilidade não é somente com relação aos clientes e aos concorrentes; ela é, principalmente, relacionada aos órgãos competentes, que, até o momento, ainda não regulamentação o setor de segurança eletrônica no Brasil.
Com o IPO da Intelbras, a empresa ficará em foco e poderá contribuir para a evolução desse mercado no Brasil, através de inovações, tecnologias, expansões e possíveis regulamentações.
Desta forma, o ramo da segurança eletrônica irá crescer, se expandir, contribuir para a “briga” saudável entre os concorrentes, e também se destaca internacionalmente (tanto para investidores quanto para outras empresas e clientes interessados em seus produtos e soluções).
Para saber mais sobre o IPO da Intelbras, não deixe de conferir o vídeo ao lado, em que Walter Uvo, CEO da MinhaPortaria.Com, faz suas considerações sobre o tema.
E se você se interessou pelo tema de segurança eletrônica, clique no botão abaixo para acompanhar o nosso site e as novidades sobre esse mercado em ascensão e expansão:
O que você achou da nossa matéria? Conte para a gente nos comentários!