Entenda mais sobre o curso de formação de síndico profissional da Pró-Síndico
Síndico Profissional: Introdução
Antes de tudo, iniciamos informando que a profissão de síndico é uma ocupação que requer conhecimento, organização e facilidade para relacionamentos interpessoais.
Contudo, em alguns condomínios, nem sempre os moradores se sentem confortáveis para ocupar a posição de síndico, ou possuem tempo disponível para o cargo ou dispõem dos devidos conhecimentos.
Como uma forma de suprir essas necessidades de uma boa administração, a profissão de síndicos profissionais entra em cena para proporcionar uma gestão mais qualificada, com bagagens de habilidades e maiores conhecimentos.
Desta forma, no texto de hoje vamos abordar a profissão com mais detalhes e como os cursos de síndicos profissionais podem agregar ao seu repertório.
Conheça o fundador do curso de síndicos profissionais
Dostoiévscki Vieira Silbonne foi o convidado especial da live da Minha Portaria que aconteceu no dia 11/06/2020. Vieira é publicitário e criador da marca Pró-Síndico de cursos e eventos.
Certamente, Vieira Silbonne é um apaixonado por condomínios. O profissional atua na área condominial há 20 anos e participou do nosso programa, publicado no canal do Youtube.
Formado em marketing, Vieira conta ter montado em 2003 seu primeiro workshop para o setor condominial, o qual, com o passar do tempo, foi se expandindo. Consequentemente, em 2004, Silbonne fundou a Pró-Síndico.
A partir de 2011, a convite de uma incorporadora, se tornou síndico profissional de um condomínio de implantação. De acordo com Vieira, tal experiência foi fundamental, pois, assim, conseguiu compreender muitos aspectos da gestão condominial na prática.
Área de atuação dos síndicos profissionais
Com demandas cada vez maiores, a administração de condomínios, de fato, exige qualificação.
Basicamente, essa é uma das maiores vantagens da contratação de síndicos profissionais. Seus conhecimentos caminham por âmbitos de gestão financeira, questões de engenharia e administração.
Vantagens do curso
Uma outra vantagem desses aprofundamentos por meio do curso de síndico profissional é referente a organização de planejamentos.
Uma vez que o síndico é a pessoa responsável por listar demandas e necessidades dos moradores, esses conhecimentos só tendem a agregar na definição de prioridades, estratégias, prazos e na criação de planos de ação que impactam no andamento das atividades condominiais.
Conteúdos do curso de síndico profissional
Sobre o conteúdo do curso de formação de síndico profissional, diversos assuntos são abordados, como finanças, legislação, leis individuais para cada condômino, prosperidade para administração de coletivo e muito mais.
Além disso, é válido salientar que, durante esta época de pandemia, devido ao COVID-19, os cursos profissionalizantes podem ser encontrados e acessados de forma online (inclusive para síndicos profissionais), capazes de serem executados a qualquer momento, de qualquer lugar.
Caso você, síndico leitor, tenha interesse nesses aprofundamentos, recomendamos o curso intensivo da Pró-Síndico. Com duração de três dias, o curso de formação de síndico profissional é ideal para pessoas que já tiveram ou têm algum contato com a gestão de condomínios e trata de temas como segurança eletrônica, engenharia, direito condominial, marketing, operações de edifício e mais.
Principais deveres dos síndicos
Ao propósito, abaixo listamos os principais deveres da ocupação de síndicos profissionais:
- Administração do condomínio;
- Gerenciamento dos fundos de reserva;
- Interação com as demandas dos moradores e mediação de conflitos;
- Organização do cronograma de obras e manutenções;
- Fiscalização da inadimplência e ações judiciais do condomínio;
- Organização das reuniões de assembleia e garantia de que os moradores sejam notificados;
- Coordenação de equipe de funcionários, contratados e terceirizados;
- Garantia da organização e preservação das áreas comuns do condomínio, como salão de festas e piscinas.
Legislação sobre síndicos profissionais
Para maiores informações, o dispositivo legal que permite a contratação de síndicos profissionais na legislação é o Art. 1.347 (Lei Federal 10.406/02), que ganhou mais notoriedade a partir de 2002, com a chegada do Novo Código Civil.
“A Assembleia poderá escolher um síndico, não condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se”.
Por via das dúvidas, a profissão de síndicos profissionais ainda não é regulamentada, porém, a área está em expansão e é possível atuar neste nicho como autônomo ou microempresário.
Canal da Minha Portaria
Com a finalidade de trazer informações relevantes que beneficiem a rotina condominial, o blog e o canal da Minha Portaria é repleto de conteúdo interessante, confira alguns temas das lives postadas até então:
- Portaria remota com Edilson Duarte.
- Redução de custos em época de COVID19.
- Apoio total para vender portaria remota.
- Síndico deve trabalhar na prevenção.
Para mais informações sobre o curso de formação de síndico profissional da Pró-Síndico, clique aqui.
Ficou com alguma dúvida? Mande um whats para nós! É só clicar no ícone do aplicativo no canto direito da página.