FAQ - Portaria Remota FocusMind | MinhaPortaria.com

Faq / Minha Portaria

Essas e outras perguntas sobre Portaria Remota e Portaria Virtual foram respondidas por Walter Uvo, diretor geral da empresa MinhaPortaria.com / FocusMind, a única empresa paulista que opera a Portaria Remota / Portaria Virtual que possui a certificação da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), órgão que vistoria e regulamenta esse tipo de serviço.

As informações aqui contidas foram extraidas de perguntas que respondemos diariamente ao nosso clientes, interessados e enrevistas que participamos constantemente, por isso entendemos que esse material pode apoiar os nossos usuários e interessados no tema.

Encontre o que procura

Como funciona uma Portaria Remota / Portaria Virtual?

Em geral, da mesma forma que uma portaria com porteiro físico, a principal diferença e o que garante o ganho em segurança, é que o porteiro físico, que ficava dentro da guarita do condomínio, atuará remotamente, este estará alocado na Central de Monitoramento / Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.Com | FocusMind que fica em um ambiente seguro, protegido e BLINDADO, eliminando a possibilidade de rendição ou coação do porteiro.

O que a empresa de Portaria Remota / Portaria Virtual faz?

A Portaria Remota / Portaria Virtual aumenta a segurança do condomínio e ainda proporciona redução de até 50% custo do condomínio. Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind assumimos 100% da atuação operacional do dia a dia, através do atendimento geral dos moradores, visitantes e prestadores de serviço, além de atuarmos como apoio de todas as necessidades e solicitações dos moradores.

O que a empresa parceira da Portaria Remota / Portaria Virtual faz?

Em geral, assume a parte técnica e comercial junto ao condomínio, sempre, com suporte e orientação da equipe da MinhaPortaria.Com | FocusMind.

Quais as principais preocupações dos condomínios quando buscam uma Portaria Remota / Portaria Virtual ?

Aumento de segurança e redução de custo. Diante disso e uma vez convencidos que essa é a solução, surge a preocupação de como escolher a melhor empresa para atuar, essa preocupação é sanada visitando e conhecendo a central e os clientes da empresa. Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind sempre levamos os interessados a implementar a Portaria Remota / Portaria Virtual, em clientes que já estão em operação para entenderem como funciona.

Quais são os cuidados que um condomínio deve ter ao contratar uma empresa de Portaria Remota / Portaria Virtual?

É muito importante que os envolvidos no processo de contratação visitem as empresas, pois o mercado de segurança eletrônica não é regulamentado e por isso, existem muitas empresas que de fato não tem estrutura física mínima necessária para operacionalizar 24 horas initerruptamente um sistema como esse que exige altíssima disponibilidade.

Então como se proteger disso? Costumamos usar uma analogia que cabe muito bem a essa questão: você passa por um médico que não tem CRM? Contrata um Advogado que não tem OAB, ou vende sua casa por um corretor que não tem o CRECI ? Ou constrói um casa com um engenheiro que não tem o CREA? Com certeza não! Para o mercado de segurança eletrônica temos a ABESE - Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança que assegura essa regulamentação.

Sendo assim, orientamos que busquem empresas no mínimo Associadas a ABESE e para garantir ainda mais segurança na contratação, busquem empresas CERTIFICADAS ABESE. A Central de Monitoramento e Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.Com | FocusMind é CERTIFICADA e BLINDADA. A ABESE tem um processo de certificação das empresas de segurança eletrônica extremamente consistente, sólido e profissional, a certificação é emitida por um órgão independente que faz a avaliação baseado nos critérios estipulados pela própria ABESE, esse órgão chama-se instituto TOTUM é uma certificadora que atua com ISO entre outros processos de certificação. Essa certificação precisa ser renovada anualmente, o que exige que as empresas CERTIFICADAS mantenham em pleno funcionamento os critérios exigidos.

Além de buscar empresas CERTIFICADAS, outro conselho para contratar essa prestação de serviço é conhecer a central de monitoramento e outros locais onde a empresa atua, além de conversar com outros síndicos e visitar prédios/condomínios já em operação para perceber o nível e a qualidade das instalações feitas.

O cliente deve exigir também que Links de internet necessários para operação da Portaria Remota / Portaria Virtual a estejam sob a responsabilidade da empresa contratada, assim sendo quando houver problemas com os respectivos links, a empresa contratada deve atuar na solução imediatamente, eliminando a transferência dessa responsabilidade ao condomínio. Algumas empresas até cobram para que seja enviado um profissional ao condomínio para dar suporte enquanto o serviço de link de internet está inoperante, essa deve ser uma responsabilidade da empresa contratada e o condomínio não pode ser onerado pela falha desse serviço.

Outro ponto importante é a reponsabilidade pelo pleno funcionamento de toda tecnologia aplicada, o serviço da MinhaPortaria.Com | FocusMind garante a manutenção COM REPOSIÇÃO DE MATERIAL (quebrou o custo é nosso), em 100% da tecnologia aplicada de segurança eletrônica do condomínio, “INDEPENDENTE DE SER USADA PELA PORTARIA REMOTA OU NÃO”, exemplo câmera do salão de festa e demais itens que não estão ligados diretamente ao controle de acesso e da operação da Portaria Remota / Portaria Virtual . Isso garante ao síndico e gestores do condomínio plena tranquilidade com relação ao funcionamento de 100% de todo o sistema, eliminando o jogo de empurra-empurra quando alguma ocorrência acontece. Os 5 pilares tecnológicos da segurança Eletrônica em um condominio são os Alarmes e sistemas perimetrais como cercas elétricas e sensores de muro, todas as Câmeras de Segurança instaladas no condomínio e os respectivos gravadores, Interfones das áreas comuns e também dos apartamentos, tanto quanto a central de interfonia, Controle de Acesso que envolve os leitores biométricos, de tags além das fechaduras e molas das portas de pedestres e a Automatização dos Portões de veículos principalmente, contemplando motores, acionamentos, sensores e todos os periféricos para que funcionem perfeitamente 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Como é o controle de acesso dos moradores?

Os moradores passarão a entrar através da biometria ou uma TAG (chaveiro) de acesso e para entrada de veículos será usado um controle, todos com sistema de pânico para informar à central uma possível ocorrência. Nós, da MinhaPortaria.Com | FocusMind, orientamos que o controle de acesso de moradores nunca seja feito por meio de senha numérica, pois esse tipo de recurso é facilmente copiado ou gravado por qualquer pessoa, criando assim uma vulnerabilidade muito grande à operação. Caso o morador esteja sem a TAG de acesso, poderá interfonar, normalmente, para o porteiro; este fará o atendimento direto de nossa Central de Atendimento.

Como funciona a central de atendimento?

Toda ligação feita, através do interfone ou originada de qualquer área comum do prédio, obrigatoriamente, passa pela triagem do operador/ agente de segurança alocado em nossa central BLINDADA, e todo esse atendimento é acompanhado pelas imagens e registros do condomínio. A Central de Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.Com | FocusMind funciona 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Quais são as soluções de controle de acesso disponíveis para serem aplicadas no conceito de Portaria Remota / Portaria Virtual ?

Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind aplicamos na entrada de pedestre, tag, biometria e QRCODE, já para os veículos usamos um controle anti-clonagem. Orientamos os moradores que jamais permitam que o controle de acesso seja feito por senha numérica, pois esse tipo de recurso é facilmente copiado ou gravado por qualquer pessoa, criando assim uma vulnerabilidade muito grande à operação.

QRCode é uma opção segura de controle de acesso?

Sem dúvida, essa é uma tecnologia segura e estável que permite MILHÕES de combinações diferentes e vem com o propósito de agilizar o acesso de visitantes possibilitando a mesma segurança que o morador tem na entrada do condomínio. Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind já estamos aplicando essa tecnologia em vários clientes e o resultado tem sido extremamente satisfatório.

Quais são os benefícios da Portaria Remota / Portaria Virtual para o condomínio e para os morador?

O principal benefício é o aumento de segurança. Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind levamos isso muito a sério, com a aplicação da Portaria Remota / Portaria Virtual elevamos o nível e os critérios de segurança aplicados, isso porque a atuação humana em nosso processos é feito pela nossa Central de Monitoramento 100% BLINDADA e devidamente certificada pela ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, além do que 90% dos procedimentos de segurança aplicados ao condomínio passam a ser validados eletronicamente, o que elimina a possibilidade de falha humana.

Outro benefício importante é a redução de custo, que consideramos como um efeito colateral, porque o objetivo principal é o aumento de segurança para não vulnerabilizar o condomínio. A redução de custo pode variar de acordo com cada perfil de condomínio, já tivemos casos na MinhaPortaria.Com | FocusMind de condomínios que tiveram 60% de redução no boleto de cada morador, porém em média é registrado 40% de redução para os moradores.

E os pontos negativos?

Os moradores não têm mais a figura do Porteiro para pedirem favores isso é um dos pontos que mais demanda adaptação e nós, da MinhaPortaria.Com/FocusMind, temos uma área de Qualidade que acompanha e analisa o nível de satisfação de cada morador, atuando de forma a minimizar esse impacto.

A Portaria Remota / Portaria Virtual é ideal para que tipo de condomínio e em quais situações?

Em geral, é indicado para Condomínios Residenciais com até 100 unidades. Na verdade, a tecnologia aplicada pela MinhaPortaria.Com | FocusMind pode ser implantado em qualquer tipo / perfil de condomínio, residencial, comercial, polos industriais e centros logísticos, inclusive temos projetos em condomínios com 500 unidades habitacionais.

O que muda é a visão a ser aplicada; o produto Portaria Remota / Portaria Virtual entrega como principal benefício ao condomínio o aumento dos critérios de segurança aplicados no dia a dia, e como efeito colateral a redução de custo, por isso que em condomínios com menor número de unidades habitacionais a redução de custo é maior, mais impactante, porém o ganho em segurança em todos os casos é extremamente representativo..

É possível economizar quantos % ao substituir uma portaria física por uma Portaria Remota / Portaria Virtual?

Com a implantação do padrão criado pela MinhaPortaria.Com | FocusMind reduzimos em média 60% nos custos de mão de obra do condomínio, o que reflete para o morador uma média de 40% de economia direta no seu boleto mensal.

Qual o impacto da Portaria Remota / Portaria Virtual nos recursos humanos do condomínio?

O impacto é grande, em média os condomínios residenciais possuem 6 funcionários: 1 Zelador, 1 Faxineiro e 4 Porteiros para atuar 24 horas; a Portaria Remota / Portaria Virtual elimina os 4 porteiros reduzindo assim o efetivo em 70% dentro de um condomínio. A vantagem disso no processo de segurança é REPRESENTATIVA! Os funcionários do prédio reúnem um volume consistente de informações particulares dos moradores, e com um alto número de funcionários, fica difícil controlar o sigilo das respectivas informações. Na Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.Com | FocusMind, temos sistemas e processos bem definidos que controlam o sigilo das informações passadas pelos moradores, por isso o processo de controle de acesso nos condomínios fica muito mais seguro com a Portaria Remota / Portaria Virtual.

E na segurança?

Sem dúvida, esse é o principal benefício colhido com a implantação da Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.com | FocusMind. Nos condomínios, o impacto é percebido já nos primeiros dias de operação, vale ressaltar que segurança e comodidade não andam juntas, dessa forma os moradores e funcionários do prédio passam a conviver com um procedimento de segurança que não tem o famoso “jeitinho brasileiro”, isso porque com a implantação da Portaria Remota / Portaria Virtual 90% dos procedimentos de segurança passam a ser eletrônicos e automatizados, o que exige que os procedimentos sejam de fato seguidos, nem mesmo os operadores/agentes de segurança que estão na central de monitoramento podem/conseguem burlar os procedimentos. Isso gera um ganho incalculável nas medidas de segurança do condomínio.

Quais são as adaptações que um condomínio precisa fazer para implantar um sistema de Portaria Remota / Portaria Virtual?

Com a implantação da Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.Com | FocusMind, basicamente os condomínios passam por 2 adaptações:

  • A primeira delas está nos processos e procedimentos seguidos pelo condomínio, para a entrada dos moradores e funcionários em geral. O que antes era feito através da verificação do porteiro físico, agora será feito pelo próprio morador, que conseguirá entrar em seu condomínio através de um controle de acesso (biometria, TAG, QR Code).
  • A segunda grande adaptação é o nível de tecnologia aplicada no condomínio. A aplicação da Portaria Remota / Portaria Virtual depende de 5 pilares tecnológicos que precisam estar em pleno funcionamento, 24 horas por dia, são eles: Alarme, Câmeras de Segurança, Interfones e comunicação em geral, Controle de Acesso e Automatização de Portas e Portões. Para o sucesso da Portaria Remota / Portaria Virtual, tudo isso precisa funcionar impecavelmente. Como fazemos isso? É feita uma avaliação das características e sistemas já existentes no condomínio, em seguida é feito um estudo que aponta o que é necessário ser substituído e por fim é encaminhada uma proposta para implantação do sistema necessário. A implantação ocorre em 30 dias úteis e nela está prevista um treinamento detalhado e INDIVIDUALIZADO com todos os envolvidos; zelador, faxineiros e moradores.

Como é feito a adaptação dos usuários finais?

Todos os usuários passarão por um treinamento detalhado e individualizado, onde receberão todas as instruções referentes ao funcionamento da Portaria Remota / Portaria Virtual, principalmente no que diz respeito a entrada e a saída do condomínio, tanto para moradores como para visitantes. Nesse treinamento, os usuários poderão tirar suas dúvidas e serão orientados quanto ao acesso à nossa Central de Atendimento, que pode acontecer por diversos meios de comunicação. Dessa forma, caso, após a implementação, ainda surjam dúvidas, os usuários têm total liberdade para contatar nossa central para maiores esclarecimentos.

Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind levamos isso muito a sério, esse é o principal fator de sucesso de um projeto de Portaria Remota / Portaria Virtual, e ressalto que isso não está relacionado exclusivamente com tecnologia e procedimento, mas sim com o cuidado para que a percepção do usuário seja correta diante de um sistema tão complexo como esse. Para garantir que tudo ocorra como previsto e acompanhar e dar suporte aos usuários, criamos uma área chamada de OPERAÇÃO ASSISTIDA e outra chamada GERENCIAMENTO DA QUALIDADE.

A área de Operação Assistida tem a finalidade de fazer todo o alinhamento de expectativas e suprir a ansiedade inicial gerada pelo usuário, é essa área que faz o treinamento inicial junto a todos os moradores, independente de quantos sejam, cada um será treinado individualmente, isso é fundamental. Após esse treinamento individual entra em ação a área de Qualidade, que atua periodicamente e insistentemente na análise do clima, da adaptação e do nível de satisfação dos usuários. Dessa forma, atuamos pontualmente caso algo de errado esteja acontecendo. Tendo essas 2 áreas trabalhando sincronizadas, conseguimos fazer uma transição e adaptação de todos usuários de forma tranquila e confortável.

Como é a aceitação dos moradores após a mudança de sistema?

Os 3 primeiros meses são mais difíceis para que todos se adaptem ao sistema, por isso acompanhamos de perto essa fase, mas depois disso a aprovação é superior a 95% dos moradores. Para nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind este é um compromisso muito sério. A adaptação é o principal fator de sucesso de um projeto de Portaria Remota / Portaria Virtual, e ressalto que isso não está relacionado único e exclusivamente com tecnologia e procedimento, mas sim com o cuidado para que a percepção do usuário seja correta diante de um sistema tão complexo como esse. Para garantir que tudo ocorra como previsto, duas áreas, OPERAÇÃO ASSISTIDA e GERENCIAMENTO DA QUALIDADE, atuarão dando todo o apoio necessário aos usuários.

Moradores idosos conseguem utilizar o sistema? Quais são as maiores dificuldades?

Sem dúvida. A principal dificuldade de moradores idosos é o acesso do condomínio através da biometria, isso é resolvido com a utilização dos TAGs, do QRCODE e no futuro estaremos implantando a BIOMETRIA FACIAL que irá minimizar consideravelmente esses problemas. Caso haja a necessidade de outras adaptações, elas serão aplicadas e controladas pelo departamento de QUALIDADE da MinhaPortaria.Com | FocusMind.

Quantos condomínios uma central consegue atender?

A central não tem limite de atendimento. Hoje a operação da MinhaPortaria.Com | FocusMind está dimensionada para atender 500 condomínios e o processo de escalabilidade é muito bem definido para atender 10.000 condomínios.

Quantos funcionários são necessários para atender a um condomínio ou um conjunto de condomínios?

Logo no início de nossa atuação, usávamos 4 condomínios por operador, evoluímos para 6 e hoje estamos com uma média de 8 condomínios por operador, mas tudo isso é feito com muita responsabilidade e análise do padrão de operação de cada condomínio. A tecnologia evolui muito e a cada dia nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind melhoramos ainda mais os nossos processos e procedimentos, essa convergência (tecnologia, processos e procedimentos) permite que, cada vez mais, eliminemos a atuação do ser humano no processo de atendimento aos condomínios, isso entrega mais segurança aos moradores porque elimina o fator humano no processo de validação. Um exemplo é, se colocarmos em uma mesma célula de atendimento 2 condomínios que possuem muita demanda, não conseguiremos atender eficientemente, por isso precisamos distribuir os condomínios por demanda de trabalho e fazemos isso com muita tecnologia aplicada no processo.

Quanto um condomínio terá que investir (inicialmente) para implantar um sistema completo de Portaria Remota / Portaria Virtual?

Depende dos equipamentos que o condomínio já tem e o estado de conservação dos mesmos, como a solução da MinhaPortaria.Com | FocusMind usa 100% de tecnologias de mercado, (não usamos uma caixa preta), em geral os condomínios já possuem boa parte do que é necessário e em média os projetos ficam em torno de 40.000,00. Todo esse investimento é financiado por nós, com capital próprio e de forma a ser pago com a economia gerada pela implantação da Portaria Remota / Portaria Virtual, o que não onera o condomínio nem os moradores.

Quais são as alternativas se caso a biometria não conseguir ler o dedo de algum morador?

O morador pode adquirir uma TAG de acesso, e não precisará usar a biometria. E se por ventura, esquecer a TAG, ele deve acionar o interfone, e será atendido pela central da MinhaPortaria.Com | FocusMind que fará a devida triagem de segurança e irá liberar o acesso ao respectivo morador.

E como bloquear uma TAG, caso haja perda ou roubo do dispositivo?

O morador tem 6 meios de comunicação com a central da MinhaPortaria.Com | FocusMind: 0800 que funciona no Brasil todo, WhatsApp da portaria onde estamos 24 horas logados para atender os moradores, telefone comum, email dedicado, interfone do prédio e das unidades e o Aplicativo para celulares que permite uma comunicação direta com a central da MinhaPortaria.Com | FocusMind. Assim, quando o morador perceber que perdeu a TAG ou o controle de veículos, deve nos comunicar imediatamente para que façamos o bloqueio. A partir desse instante, o dispositivo não mais funcionará no controle de acesso do condomínio.

Como é o controle de acesso dos visitantes?

Nós da MinhaPortaria.com temos a responsabilidade por esses acessos e esse é um ponto que merece total atenção da nossa operação!

A triagem dos visitantes, sempre, é feita por um agente de segurança qualificado e devidamente treinado, aumentando a segurança e dificultando a entrada de possíveis invasores. Todas as autorizações e intervenções ficam armazenados em nossa base por 1 ano.

Quais são os procedimentos para liberar um visitante?

  • O visitante interfonará indicando qual unidade deseja visitar;
  • Direto de nossa Central, um agente de segurança fará o atendimento, solicitando os dados do visitante – nome e unidade;
  • O operador interfonará na respectiva unidade, a fim de solicitar a autorização e validar a visita, informando o(s) nome(s), quem são e quantas pessoas o acompanham;
  • E somente através da autorização do morador é que o operador acionará remotamente a porta para a liberação da entrada dos visitantes;
  • O operador informará ao visitante que o acesso dele foi liberado e fará a abertura dos portões direto da central.
A MinhaPortaria.Com | FocusMind atua rigorosamente na liberação de visitantes, assumimos total responsabilidade por esse acesso. Em alguns casos, o condomínio define como procedimento o registro de foto e documento de todos os visitantes e prestadores de serviço. Dessa forma, uma vez autorizado o acesso do visitante, o procedimento de registro da foto e conferência de documento é feito.

Como é o controle de acesso de funcionários domésticos? Há uma tag/liberação específica para eles?

Cada condomínio define um procedimento específico, porém sugerimos que os condôminos façam o registro de todos os funcionários e que deem a eles um dispositivo de acesso, seja ele através do cadastramento da biometria ou uma TAG.

O CONCEITO GERAL DO SISTEMA É MUITO SIMPLES, TODOS QUE POSSUEM UMA REGRA DE ACESSO AO CONDOMÍNIO DEVEM OBRIGATORIAMENTE POSSUIR UM DISPOSITIVO DE CONTROLE DE ACESSO PARA QUE A TRIAGEM SEJA FEITA PELO SISTEMA. TODA VEZ QUE ESSA TRIAGEM PRECISA SER FEITA ATRAVÉS DA AÇÃO HUMANA A POSSIBILIDADE DE FALHAS AUMENTA CONSIDERAVELMENTE.

Como ocorrem as entregas dos prestadores de serviço, como encomendas e cartas?

Cada condomínio define como deverá ser feito esse procedimento. Em geral, define-se um funcionário (zelador ou síndico) que será o responsável em receber essas mercadorias, estabelecendo uma restrição do horário de recebimentos, em função dos horários do funcionário. Sendo assim, todos os moradores deverão estar cientes desse horário, para que possam avisar antecipadamente “os entregadores ou a empresa de entrega” sobre o horário de recebimento, na maioria das vezes, o horário comercial. Alguns condomínios adotam como procedimento que apenas o morador receberá encomendas, o que exige que o mesmo esteja presente para o recebimento quando as encomendas chegam.

Em caso de festa, como funciona a liberação dos convidados?

O morador envia para a central de monitoramento da MinhaPortaria.Com | FocusMind, através dos meios de comunicação existentes, uma lista de convidados e fazemos a liberação dos visitantes. Se chegar alguém que não está na lista iremos entrar em contato com o morador para coletar a autorização. Se o morador preferir pode mandar o QRCODE para cada convidado e quando eles chegarem terão o acesso liberado diretamente pelo seu respectivo código.

Que tipo de notificação o morador recebe no seu celular?

Pelo aplicativo da MinhaPortaria.Com | FocusMind o morador recebe tudo que ocorre referente a unidade dele, como por exemplo, a chegada de um visitante, rodízio do carro dele, informações importantes sobre encomenda e todas as informações pertinentes a ele e a unidade dele. Além disso também encaminhamos via SMS tudo o que impacta na circulação das pessoas, como por exemplo, se ocorreu queda de energia no prédio, elevador quebrado, falta de água no prédio, “prédio em situação de risco”, entre outros avisos.

Como funciona o treinamento técnico dos parceiros?

Assim que formalizado a parceria através de contratos que qualificam as obrigações e garantias de cada uma das partes, nós da MinhaPortaria.Com| FocusMind levamos o parceiro junto com os nossos técnicos em nossas operações para acompanharem todas as etapas do processo de implantação/treinamento dos moradores, feito isso disponibilizamos uma apostila com o esquema de ligação e os equipamentos padrões para que sejam implantados dentro de um cenário único e consistente de forma a GARANTIR O FUNCIONAMENTO 24 HORAS.

Já existem cursos específicos para instalações de Portaria Remota / Portaria Virtual?

Para instalação de Portaria Remota / Portaria Virtual desconhecemos, porém quando o parceiro formaliza a parceria com a MinhaPortaria.Com | FocusMind, fazemos todo esse treinamento para que a parceria seja SUSTENTÁVEL e consistente.

Como funciona a implantação?

A equipe técnica da MinhaPortaria.Com | FocusMind ou do Parceiro Homologado faz uma avaliação nas características e sistemas já implantados no condomínio, em seguida é feito um estudo do que é necessário ser substituído e assim pode ser feita uma proposta para implantação do sistema necessário. A implantação ocorre em 30 dias úteis e nela está prevista um treinamento detalhado e INDIVIDUALIZADO de todos os envolvidos, zelador, faxineiros e moradores.

Quais soluções/equipamentos são necessárias para montar um sistema de Portaria Remota / Portaria Virtual?

Basicamente são 5 pilares tecnológicos, CÂMERAS DE SEGURANÇA, CENTRAL DE ALARMES, INTERFONIA, CONTROLE DE PORTAS E PORTÕES E CONTROLE DE ACESSO. O que permite monitorar remotamente todas as instalações do condomínio em tempo real e comandar os dispositivos que forem necessários, INCLUSIVE O SISTEMA DE ALARME DE INCÊNDIO.

Qual o protocolo de comunicação utilizado na Portaria Remota / Portaria Virtual?

Protocolos de comunicação entre os equipamentos são os disponibilizados pelos respectivos fabricantes e padrões de mercado, porém esse é um ponto muito importante, porque o condomínio precisa ter liberdade para contratar a empresa que julgar ser melhor para atendê-lo e muitas empresas amarram o cliente através de verdadeiras “CAIXAS PRETAS” o que obriga o cliente a ficar com ele por se tratar de uma tecnologia PROPRIETÁRIA, “só ele tem”, nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind usamos tecnologias de mercado, dessa forma, o cliente se mantém conosco pela qualidade do nosso serviço e não pela tecnologia que aplicamos.

Se a energia acabar?

São implantados nobreaks (sistema de energia auxiliar) que suportam no mínimo 4 horas, cobrindo a maioria das falhas da companhia fornecedora de energia. De qualquer forma, se a falta de energia for superior a isso, nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind encaminhamos um apoio operacional ao condomínio, enviando um profissional treinado, para dar suporte e prosseguimento ao controle de acesso manualmente.

Se a internet cair ou ficar instável?

Via de regra a responsabilidade da internet deve ser obrigatoriamente da empresa contratada para prestar o serviço de Portaria Remota / Portaria Virtual. No caso da MinhaPortaria.Com | FocusMind são contratados 2 links sob nossa responsabilidade, para no caso de algum problema no link principal, sua conexão com a nossa central será mantida pelo link Backup. Na maioria dos casos, usamos como LINK PRINCIPAL uma conexão dedicada, o que garante ainda mais o pleno funcionamento do sistema. De qualquer forma, se houver a queda dos 2 LINKs, encaminhamos um apoio operacional ao condomínio, enviando um profissional treinado, para dar suporte e prosseguimento ao controle de acesso manualmente.

O cliente deve exigir também que Links de internet necessários para operação da Portaria Remota / Portaria Virtual estejam sob a responsabilidade da empresa contratada, assim sendo quando houver problemas com os respectivos links, a empresa contratada deve atuar na solução imediatamente, eliminando a transferência dessa responsabilidade ao condomínio. Algumas empresas até cobram para que seja enviado um profissional ao condomínio para dar suporte enquanto o serviço de link de internet está inoperante, essa deve ser uma responsabilidade da empresa contratada e o condomínio não pode ser onerado pela falha desse serviço.

E se algum equipamento, como portões, controle de acesso, câmeras de vigilância parar de funcionar?

Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind encaminhamos um apoio operacional ao condomínio, um profissional treinado, para dar suporte e prosseguimento ao controle de acesso manualmente.

Esse é outro ponto muito importante a a reponsabilidade pelo pleno funcionamento de toda tecnologia aplicada, deve estar inclusi na presetação de serviço da empresa contratada, o serviço da MinhaPortaria.Com | FocusMind garante a manutenção COM REPOSIÇÃO DE MATERIAL (quebrou o custo é nosso), em 100% da tecnologia aplicada de segurança eletrônica do condomínio, “INDEPENDENTE DE SER USADA PELA PORTARIA REMOTA OU NÃO”, exemplo câmera do salão de festa e demais itens que não estão ligados diretamente ao controle de acesso e da operação da Portaria Remota / Portaria Virtual. Isso garante ao síndico e gestores do condomínio plena tranquilidade com relação ao funcionamento de 100% de todo o sistema, eliminando o jogo de empurra-empurra quando alguma ocorrência acontece. Os 5 pilares tecnológicos da segurança Eletrônica em um condominio são os Alarmes e sistemas perimetrais como cercas elétricas e sensores de muro, todas as Câmeras de Segurança instaladas no condomínio e os respectivos gravadores, Interfones das áreas comuns e também dos apartamentos, tanto quanto a central de interfonia, Controle de Acesso que envolve os leitores biométricos, de tags além das fechaduras e molas das portas de pedestres e a Automatização dos Portões de veículos principalmente, contemplando motores, acionamentos, sensores e todos os periféricos para que funcionem perfeitamente 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Quais são os principais erros que integradores cometem ao realizar um projeto de Portaria Remota / Portaria Virtual?

O uso de tecnologias não homologadas, e a elaboração de uma infraestrutura não profissional, isso gera muito retrabalho e muitas falhas tecnológicas, o que coloca o sistema em constante manutenção. Nós, da MinhaPortaria.Com | FocusMind sempre atuamos com a orientação e suporte aos parceiros.